Ator da Globo falou ao PodCrê sobre carreira, família e sua relação com a fé
Dando vida ao vilão Danilo na novela “Dona de Mim”, da Rede Globo, o ator Felipe Simas é o convidado do 110º episódio do podcast PodCrê. Durante o bate-papo, ele falou sobre a transformação que viveu em sua vida pessoal e profissional após a sua conversão.
Simas revela que sentia um profundo vazio na época em que interpretou o vilão Cobra, da novela “Malhação - Sonhos”, o que o levou a um quadro depressivo, apesar de estar no auge da carreira.
- Por fora, estava tudo muito bom. Parecia que estava tudo maravilhoso, só que, por dentro, existia uma crise existencial. Eu lembro que meu irmão Rodrigo Simas me olhava e não conseguia ficar me encarando, porque ele não me reconhecia. Existia algo em mim que era como se tivesse uma parede e as pessoas não conseguiam me acessar - desabafa.
Ao final da novela teen, Simas afirma ter tido um encontro com o Espírito Santo, e isso passou a ser sua busca mais constante. O artista explica que a fé se tornou a base de sua vida e a certeza que o move.
- Deus é o primeiro pensamento quando eu acordo e o último quando eu vou dormir. Então, como viver sem isso que me move? - questiona o artista.
Felipe recorda que seus irmãos - Rodrigo Simas e Bruno Gissoni - ficaram apavorados porque, segundo ele, “não tinha nenhum crente assim na família”.
- Tudo mudou, a ponto do meu irmão Rodrigo me olhar e falar assim: "Caraca, filho, estou te olhando e parece que estou vendo o meu irmão de 12, 13 anos”. E isso, para mim, foi a resposta de que algo aconteceu. Eu vejo fotos minhas durante esse ano caótico que eu passei e fico quase com dó de mim mesmo. Tinha algo muito profundo acontecendo comigo, mas que afetava as pessoas ao meu redor. Então, quando eu fui liberto disso, eu pude respirar aliviado pela primeira vez e não precisava usar máscara e nem da aprovação das pessoas - testemunha o global.
Por cerca de sete anos, Felipe viveu sua fé de forma mais reservada, seguindo a filosofia de São Francisco de Assis de "pregue, e se for preciso, use palavras". Casado com a influencer Mariana Uhlmann e pai de três filhos, Simas participa da Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde já foi visto pregando em cultos.
FÉ E OFÍCIO DE ATOR
Prestes a estrelar a série “Tremembé”, do Prime Video, na qual dará a vida a um dos irmãos Cravinhos, Felipe Simas conta que chegou a entrar em conflito sobre a sua fé e a carreira de ator. Com papéis de destaque na TV, como o Jonatas, de “Totalmente Demais”, e o sertanejo Xororó, na série “As Aventuras de José e Durval”, ele mudou sua visão ao entender que a atuação foi uma porta aberta por Deus para que ele conseguisse sustentar a família.
- Eu passei a ter uma relação com a minha fé achando que estava no lugar errado. Muito por aquilo que eu escutava da guerra contra a cultura. Aí, um amigo falou: “Você tem três filhos, cara. Isso aqui, antes de mais nada, é o sustento para a sua família”. Quando passei a olhar para esse viés, eu comecei a analisar que tinha tanta gente boa ali dentro - afirma Simas.
Ainda sobre a arte de atuar, Felipe incentiva cristãos a entenderem que essa também é uma forma de levar a mensagem de Cristo.
- Eu passei a entender que cada personagem que interpreto é uma criação de Deus e assim consigo me conectar com essa personagem, por pior que ela seja. Eu já fiz assassino, já fiz coisas difíceis, mas, se Deus ama essas pessoas, quem sou eu para julgar? Então, isso me conecta muito à minha profissão e acho importante o movimento evangélico compreender isso também e incentivar os jovens que estão na igreja e sentem esse chamado no coração. O Evangelho está para além das igrejas. O Evangelho é vida e, por onde a gente caminha, a gente vai deixando os resquícios do Reino - finaliza.
Produzido pelo Pleno.News, o PodCrê está em sua quarta temporada falando sobre fé e vida espiritual e conta com mais de 200 mil inscritos em seu canal no YouTube. O podcast também está disponível no Spotify, na Deezer, no Apple Podcasts e na Amazon Music.
Confira a participação de Felipe Simas no PodCrê no YouTube: